VETI Tecnologia

Como podemos te ajudar?

Atualizado em 28 de outubro de 2024

Guia de Inventário Simples no VETI ACD

Inventariar um item de estoque significa realizar uma contagem física e detalhada de todos os itens disponíveis em um determinado local de armazenamento. Esse processo tem como objetivo verificar a quantidade real dos produtos em estoque e lançá-las de forma automática no sistema ou compará-las com os registros já existentes no sistema Protheus e automaticamente atualizar as informações.

Inventário Simples

No menu principal do VETI ACD selecionar o botão INVENTÁRIO.

Figura 1: Menu Principal VETI ACD

Dentro do botão INVENTÁRIO selecionar a rotina INVENTÁRIO SIMPLES.

Figura 2: Rotina Inventário Simples

Após acessar a rotina de INVENTÁRIO SIMPLES o sistema já começa o processo de inventariar, começamos informando a data, o sistema possui flexibilidade no momento de informar a data permitindo lançamentos retroativos e lançamentos para datas posteriores. Além da possibilidade de digitar a data manualmente ou utilizando a seta ao lado para escolhermos o dia através de um calendário.

Figura 3: Informar Data

Seguindo adiante o próximo processo é o de informar o documento. O documento é o código de identificação do processo de inventário.

Figura 4: Informar o Documento

Após informar o número do documento selecionar o botão OK.

Devemos informar o número da contagem.

Figura 5: Informar a Contagem

Agora vamos ler com o coletor de dados o código de barras dos produtos que serão inventariados e para cada um informar o número de itens contados.

Figura 6: Coletar Produtos

Nessa etapa informamos o endereço que vamos inventariar esses produtos. Com o coletor ler o código de barras do endereço desejado.

Figura 7: Ler o Endereço de Inventário

Depois de definir o endereço o sistema retorna de forma automática para a tela de coleta de produto permitindo alterar o local de endereço caso queira inventariar o próximo produto em outro local, caso o usuário queira permanecer no mesmo endereço basta ler o código de barras do produto. O processo se repete para todos os produtos que desejamos inventariar, caso o contrário podemos clicar no botão FINALIZAR.

Figura 8: Alterar Local de Endereço

ALTERAR ENDEREÇO – Permite alterar o endereço para cada produto, permitindo inventariar diversos produtos em endereços diferentes.

FINALIZAR – O botão finalizar, finaliza o processo de inventário simples, e já registra no Protheus de forma automática todos os itens que foram inventariados.  Para cada produto inventariado é gerado um registro no Protheus de forma unitária, facilitando a visualização de cada item e as informações pertinentes a operação, como quantidade e lote.

No Protheus na rotina Digitação de Inventário já irá constar o novo documento com todas as informações importadas através do coletor.

Figura 9: Registro de Inventário no Protheus

ESTOQUE > ATUALIZAÇÕES > MOVIMENTAÇÕES > INTERNAS > INVENTÁRIO (DIGITAÇÃO DE INVENTÁRIO)

Descrição Técnica e Parâmetros

Existem alguns parâmetros para customizar o processo de Inventário simples, permitindo que o aplicativo preencha algumas informações de forma automática, tornando o processo mais rápido e flexível.

No módulo CONFIGURADOR acessar os seguintes parâmetros.

WMS_INVDAT – Determina uma data padrão para os documentos dos produtos que serão inventariados. Caso o parâmetro estiver em branco o operador deverá atribuir manualmente a data.

WMS_DOCINV – Esse parâmetro indica a sequência do documento para o inventário.

WMS_INVMAN – Esse parâmetro controla se é necessário inserir manualmente o número de documento do inventário e a data de inventário se estiver =. T.

WMS_DIASBL – Controla o limite de dias de vigência do inventário.

MV_CONTINV Controla se é necessário preencher o número de contagem ou não.

MV_CBPE012 – Habilita o Ponto de entrada TEMPLATE MT340D3 Função responsável pelo processamento do acerto do inventário.

Para acessar os parâmetros devemos seguir o seguinte caminho:

CONFIGURADOR > AMBIENTE > CADASTROS > PARÂMETROS > SELECIONA EMPRESA > PARÂMETROS

GIFF = Com parâmetros DESATIVADOS, inserindo todas as informações manualmente.

Figura 10: GIFF 1 – Parâmetros DESATIVADOS

MENU > INVENTÁRIO > INVENTÁRIO SIMPLES > INFORME A DATA > INFORME O DOCUMENTO > INFORME A CONTAGEM > LEIA O CÓDIGO DE BARRAS DO PRODUTO > LEIO O CÓDIGO BARRAS DO ENDEREÇO > FINALIZAR

GIFF = Com parâmetros ATIVADOS, processos automáticos.

Figura 11: GIFF – Parâmetros ATIVADOS

MENU > INVENTÁRIO > INVENTÁRIO SIMPLES > LEIA O CÓDIGO DE BARRAS DO PRODUTO > LEIA O CÓDIGO DE BARRAS DO ENDEREÇO > FINALIZAR